Exposição
Contos Passados Movem Moinhos
A princípio a água passa, corre pela terra e deixa vincos tímidos. Mas com o tempo e com a persistência da água, os vincos transformam-se em sulcos e mais tarde é tamanha a força que essa corrente se faz rio, com meandros bem desenhados. Os desenhos do rosto contam a mesma história.
O tempo escreve a tinta permanente a memória que foi abrindo caminho e enrugando a pele. Desses recortes com que ele nos tolda, lêem-se as heranças com que nos erguemos ao longo dos séculos e conhecem-se os lugares onde pertencem as nossas histórias. São rios de palavras que, quando escutados em silêncio, conseguem mover moinhos.
Desenho de Som: Dennis Xavier
Apoio ao Discurso Expositivo: Nuno Rodrigues e Rosário Pinheiro
Assistência de Produção: Clara Spormann e Sofia Moura
Local: Casa da Ribeira
Duração: de 25 de setembro a 31 de outubro
Fotografia: Miolo e Meio
Agradecimento: Celestino dos Santos, Olímpia Grilo, Virgílio Fernandes, Maria Rosa Pais, Maria Gracinda Matos, Carlos Carvalho, Carlos Alberto Aparício, Lúcia Cruz, Raul Almeida, José Lima dos Santos, António Jorge Lopes, José Carlos Martins, Glória Pereira, Maria Alcide Rocha, Eufémia Lopes, Maria Graça dos Santos
Uma exposição fotográfica, complementada com uma instalação sonora, onde se podiam escutar as vozes que inspiraram a criação do espetáculo “Deixa-me Contar Antes que Esqueça” que partiu do contacto com alguns membros da comunidade das freguesias de Abraveses, Campo e Mundão, recolhendo-se histórias, lendas, cantares e narrativas pessoais.